sábado, 28 de abril de 2007

$


Eu juro que não faço isto com o $!!!!!!
Ele simplesmente desaparece mesmo que eu não compre nada!:(

Oneomania(copiado de um blog)


."...A oneomania também emerge para aliviar sentimentos de grande frustração, vazio e depressão. É um desejo de possuir, de ter poder, que fica reprimido. Ao não conseguir dar vazão ao seu desejo, a pessoa sofre uma enorme pressão interna que a leva à necessidade de possuir coisas novas como única forma de prazer, explica a psicóloga Denise Gimenez Ramos, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP.

Os oneomaníacos têm o consumo como vício, assim como um alcoólatra que necessita da bebida. Enquanto está comprando, a pessoa sente alívio e prazer dos sintomas, que passado um tempo voltam rapidamente. O efeito do ato de comprar é semelhante ao de tomar uma droga.

Existe um grupo de 12 passos, nos moldes do AA, que ajuda muito as pessoas com esta compulsão: os Devedores Anônimos. O trecho abaixo foi retirado do site deles:
Nós descobrimos que é uma doença que nunca melhora, somente piora, com o passar do tempo. É uma doença progressiva em sua natureza, que não pode jamais ser curada, mas pode ser detida.

Antes de chegar ao Grupo de D.A., muitos devedores compulsivos se achavam pessoas irresponsáveis, moralmente fracas, ou as vezes, simplesmente “Más”. O conceito do D.A. é o de que o devedor compulsivo é uma pessoa realmente doente que pode se recuperar caso ele ou ela siga, com toda sinceridade, um programa simples, que já provou ser um sucesso para outros homens e mulheres com um problema similar.

Como devedores compulsivos, nós nos enquadramos em padrões de gastos que não satisfazem nossas necessidades reais. Alguns de nós temos deixado de pagar cronicamente nossas contas e dividas, mesmo quando nós tínhamos o dinheiro para pagá-las. Ou nós temos feito pagamentos fielmente para 01 ou 02 credores e negligenciado os outros. Alguns de nós têm simplesmente ignorado nossas dívidas por algum tempo, na esperança de que, de alguma maneira, elas possam ser pagas milagrosamente. Alguns de nós têm sido gastadores compulsivos, comprando coisas de que não necessitamos, e nem queremos. Quando nós nos sentimos carentes, ou que, algo está faltando nós esbanjamos dinheiro em algo que não podemos pagar. Nós gastamos compulsivamente, entramos em dívidas, nos sentimos culpados, prometemos que nunca faremos isto de novo, e apenas repetimos o mesmo ciclo na próxima vez que o sentimento de “não sermos suficiente” aflore. tendo gasto além da conta, nós freqüentemente não tínhamos nada para mostrar no que gastamos, e ficamos nos perguntando para onde foi todo aquele dinheiro. Alguns gastadores compulsivos não estão realmente endividados, mas mesmo assim, são bem vindos ao D.A. O único requisito para ser membro do D.A., é o desejo de evitar fazer dívidas sem hipoteca(garantia).

Alguns de nós têm se tornado empobrecidos compulsivos, permitindo-nos ficar freqüentemente sem dinheiro, batalhando de uma crise financeira para outra. Há ainda alguns de nós que acham quase impossível gastar dinheiro consigo mesmos. A televisão estraga e fica estragada, aquele par de sapatos, pronto para ser aposentado, é obrigado a rodar mais um ano ainda, e até problemas de saúde e dentários não são cuidados.

Esta doença afetou nossa visão de nós mesmos e do mundo à nossa volta. Ela nos levou a acreditar que não éramos “suficientes” - em casa, no trabalho, em situações sociais, em relacionamentos amorosos. Ela também nos levou a crer que não há o suficiente no mundo lá fora para nós. esta doença criou uma sensação de pobreza em tudo o que fazíamos e víamos. Em reação a isso, nós nos recolhíamos para um mundo de fantasias, ficávamos preocupados com dinheiro, e evitávamos responsabilidades.

Quando nós participamos da nossa primeira reunião de D.A., nós estávamos perdidos, por muitas perdas: perda de salário, que havia sido engolido por dívidas e por gastos compulsivos; perda de fé; perda de respeito próprio e paz de consciência; perda de amizades; e algumas vezes de saúde, emprego e família. Muitos de nós buscamos ajuda de vários indivíduos ou organizações, mas sempre acabávamos nos sentido como se ninguém entendesse nosso problema. Nossa solidão fez com que nos recolhêssemos mais e mais em nós mesmos. Nós perdemos a vitalidade e o interesse na vida. Nós não podíamos trabalhar ou cuidar de nós mesmos ou de nossos entes queridos apropriadamente. Alguns de nós achamos que estávamos ficando loucos e outros chegaram a contemplar o suicídio. Esse senso de desespero, ou “chegar ao fundo do poço”, foi nosso primeiro passo em Devedores Anônimos. Nós vimos que nossas tentativas de esquematizar e manipular nossas vidas nunca funcionaram. Nós admitimos que éramos impotentes perante as dívidas. Nós estávamos prontos para pedir ajuda.

Uma outra forma de tratamento que pode trazer grande ajuda é a Terapia Biográfica, um método onde a vida é revista de uma forma panorâmica.

Essencial para o controle desta doença é a organização financeira. Saber quanto se ganha e quanto se gasta é a chave para o controle. Há um site muito bom que permite isto: o money tracking. Um programa excelente (e grátis) criado por um brasileiro, Cristiano Meira Magalhães chamado Planejamento Financeiro também é muito útil para este fim."

Publicado em: compulsão terapia biográfica terapia de grupo biográfico consumismo

teste

Accurate personality test

quinta-feira, 26 de abril de 2007

A flor


a Victória Régia.

Á memória de


<
Cristiano Lavinías Marques.
meu querido amigo ,já falecido,Cristiano.
Aos pulos uma antiga amiga,ñ sei nada dela,Paula Granja.
A parede por trás foi pintada por mim e meu ex,altura em que tentei sair de Maputo com meu ex-marido e minha filha,malograda tentativa...
Fiquei "retida" em prisão domiciliar em casa da Paula ,por ela ser filha de diplomata e a minha mãe ter mexido uns cordelinhos.
Que bom rever a minha amiga e ter ao menos 1 foto do Cris!!!Deus o ilumine Sempre.
Ando muito saudosista estes últimos dias!Acho que é por causa do Outono.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

25 de Abril em PT


Efeméride do dia da Liberdade.
Não sei se agora se comemora a Liberdade ou se há necessidade de outro 25 de Abril....
Talvez seja hora de algum grupo ,que eu desconheço,agir e tomar conta desse país...
De qq modo uma data a ser lembrada,Sempre!

terça-feira, 24 de abril de 2007

MOÇAMBIQUE.......




"Moçambique,que palavra tão bonita,fique lá onde ela fique,diga lá quem a disser...!"ecoa a canção ainda em mim...e depois de ver um blog do Antero Manuel Ferreira todinho sobre a minha terra...aiai as saudades fazem- me voltar a minha adolescência e recordo com nitidez desde Pemba à Ponta do Ouro todas as praias e emoções que lá vivi.
Em 1974,Abril a esta hora estava eu a caminho da Africa do Sul,para ir ao médico.As condições nunca foram boas em Maputo...foi em Jo.burghno dia 25 que soube do golpe em Portugal.Amanhã conto .Agora deixo aqui + uma recordação daquela que foi durante 22 anos a minha terra e o blog do antero pra quem quiser...http://anteromanuel.blogs.simplesnet.pt

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Espada




"Uma espada pode durar pouco.Mas o guerreiro da luz deve durar muito.
....ele é o mestre da sua espada."(Paulo Coelho)


Maturidade,tempo,experiência...armas que a vida nos dá...por favor vamos cuidar bem das nossas armas!!
Eu limpo a minha espada qd eu mantenho flexível o meu instrumento/=maturidade/-ou seja ñ deixo que o tempo enferruje a espada,o corpo,o espírito,a alma,a memória....
Então eu saio,faço exercício,um yoga ,um tocar de harpa,uma viagem...
Eu venço o tal pecado da preguiça e VIVO tds os dias ,duma forma renovada.
E conto contigo que me lês,e contigo e com o outro...
Possamos sempre contar com tudo e todos ,neste mundo... e,...nos outros.
NAMASTE....

LOST...



Este é o paraíso da série "lost"-no Hawai.
Espero ainda conhecer estas praias.
Outras que adorei foram as "callas" da ilha de Mallorca,como a da primeira foto.

O guerreiro volta às lides.


"
Um guerreiro da luz faz sp algo fora do comum.
..Um guerreiro ñ passa os seus dias tentando representar o papel que os outros escolheram para ele."

E é por isso que Paulo Coelho vai representar na novela das 6-Eterna Magia-o seu papel de mago.

"O homem depende do seu pensamento"(Meishu-sama)



IKE- o mundo é aquilo que voce pensa que é.
KALA - não existe limites.
MAKIA - para onde for a atençao, para lá fluirá a energia.
MANAWA - o momento de poder é agora.
ALOHA - amar é estar feliz com.
MANA - todo o poder vem do Ser.
PONO - a efetividade é a medida da verdade.
É lindo não !!!!

domingo, 22 de abril de 2007

O sonho comanda...




Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.(Rómulo de Carvalho)

A lingua Portuguesa


Professora: Meninas, vão escrever uma redacção sobre a primabera.




Aluna 1: Primabera é com "b" ou com "b"?


Aluna 2: É com "b", claro!


...


Aluna 1: Mas com "b" de boi ou com "b" de baca?


Aluna 2: "B" de baca! És mesmo burra!

caninos




Recolha um cão de rua, dê-lhe de comer e ele não morderá: eis a diferença fundamental entre o cão e o Homem.
Mark Twain


Noutra era-Nesta Terra
A mesma condição-mulher
O carma continuado
O darma melhorado.

Agitando o tambor
libertava a dor
proclamava o futuro...
Sabia já que voltaria ,
um dia livre,a este Sul.
E até que as mãos me doam
agitarei
libertarei
proclamarei...
O Amor!

RIMAS florais



As flores são para mim,
carinho em meus olhos
amor sem fim.
As flores e as cores
são em mim
a ternura dum Deus
que gosta de mim.

Blackbird..(Beatles song)





Blackbird singing in the death of night
Take your seeking eyes and learn to see
All your life
You were only waiting
For this moment to be free...blackbird see
Into the death of the black night free

CREMOS QUE


a vida humana é múltipla em manifestações, mas uma só em essência e que somos um canal de manifestação da vida, e que lutar contra é uma forma de onipotência, é querer parar o fluxo harmônico da natureza.


Cremos que a família menos que um conjunto de obrigações, é um laboratório de treinamento na operacionalidade do amor, uma experiência comum das diferenças individuais, é na diferença que se situam o crescimento e o amor e que crescer é fazermos em níveis maiores a ligação entre os contrários!


Cremos que o tempo não existe, como força fora de nós, mas que o tempo somos nós mesmos em movimento, em transitoriedade... Que a segurança não existe a não ser como a aceitação da insegurança básica da pessoa humana. Que o amor, a bondade, a verdade e a ternura devem ser cultivados não por imposição moral, mas porque fazem parte das leis naturais do mundo.


Cremos que ser diferentes é ser livre, que o passado e o futuro são importantes como referência da nossa vida, e não como uma determinante dela, que existem o conhecido, o desconhecido e o incognoscível. Que o vazio faz parte do mundo e é onde recebemos o mundo, jamais teremos segurança total, inteligência total, presença total, saúde total, potência total.


Cremos que nossa força vem da consciência de nossa fraqueza, que nossa coragem vem da consciência de nosso medo, que enfrentar as coisas vem da consciência do nosso desejo de fugir, que nossa alegria vem da consciência da nossa depressão, e que nossa esperança vem da consciência de nosso desespero.


Que não estamos neste mundo para viver em função da nossa esposa, do nosso marido, dos nossos filhos... Só estamos neste mundo para vivermos com eles. Que o amor é quando somos bons e verdadeiros ao mesmo tempo.


Cremos que é sempre possível arranjar uma desculpa para nos divertirmos, para sermos felizes. Que amar é ser inocente, acreditar nas pessoas como uma criança acredita na outra, que inocência é ver uma gota de orvalho numa flor, ver o broto das árvores. É ver uma borboleta voar, é saudar o por do sol, é deixar cair uma lágrima, é sujar as mãos na terra, é rir dos nossos limites, é beijar o ar, é respirar uma música, é contar as estrelas, é desprevenir-se...




Antonio Roberto Soares
(Desenvolvimento comportamental Rosa Cruz)